GEOGRAFIA
A França possui uma grande variedade de paisagens, que vão das planícies costeiras do norte e do oeste, onde o país tem litorais no mar do Norte e no oceano Atlântico, às cadeias montanhosas do sul (os Pirenéus) e do sudeste (os Alpes). Esta última cordilheira contém o ponto mais elevado da Europa ocidental: o monte Branco, com 4 810 m.
No centro do país encontram-se outras áreas de altitude, como o Maciço Central, e grandes bacias fluviais, com as do rio Loire, do rio Ródano, do rio Garonne e do rio Sena. A leste localiza-se o maciço dos Vosges.
DEMOGRAFIA
A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), dos quais 62 793 432 habitam a França Metropolitana, com uma densidade de 115 habitantes por quilômetros quadrado, 2 653 942 habitam a França Ultramarina, incluindo uma comunidade de dois mil científicos e investigadores destacados na Antártida.
A população está composta por descendentes de vários grupos étnicos, principalmente de origem celta (mas também ligure e ibero), fundamentalmente gauleses fusionados com a população precedente, que deram à região o nome de Gália (que hoje é a França), que incluía também Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Cronologicamente, foram-se somando outros grupos étnicos: no processo histórico formativo da França atual, são também significativas as populações de origem grega, romana, basca, germânica (principalmente de francos, como também de burgúndios), viking (na Normandia) e, em menor medida, os sarracenos.
VEGETAÇÃO
A vegetação autóctone francesa inclui desde os mugos e líquenes próprios dos Alpes até às espécies mediterrânicas, como a oliveira, a amendoeira e a laranjeira. Quase 30 % do território está coberto por florestas de coníferas e caducifólias, entre as quais se destacam pinheiros, abetos, sobreiros, nogueiras, carvalhos, castanheiros e faias.
CLIMA
O clima, por sua vez, é em geral temperado, embora com grandes contrastes regionais. Nas montanhas, nas terras altas do interior e nas planícies orientais é continental, com precipitações abundantes mas, no sudeste, os Invernos são moderados e os Verões quentes e secos. No planalto surge o vento mistral, que sopra para o Mediterrâneo. No oeste impera o clima atlântico, em particular na Bretanha e na Normandia, com ventos fortes vindos do mar, humidade e névoas.
RELEVO
A paisagem no território francês é variada, há planícies costeiras do norte e do oeste, com litorais no mar do Norte e no Oceano Atlântico, em direção às cadeias montanhosas do sul do país, no sul estão situados os Pirenéus e, no sudeste, os Alpes. Na França, há o monte Branco com 4.810 metros de altura
ECONOMIA
A França tem uma economia mista que combina a iniciativa privada extensa (cerca de 2,5 milhões de empresas registradas) com substanciais (embora em declínio) empresas estatais e intervenção do governo. O governo mantém considerável influência sobre segmentos-chave dos setores de infra-estrutura, com participação majoritária em estradas de ferro, eletricidade, aviões, usinas nucleares e telecomunicações. O país vem relaxando gradualmente o controle sobre estes sectores desde o início dos anos 1990. O governo está lentamente corporatizando o setor estatal e vendendo participações na France Télécom, Air France, assim como ações, seguros e indústrias de defesa.
A França tem uma importante indústria aeroespacial liderada pelo consórcio europeu Airbus e tem o seu próprio espaçoporto nacional, o Centro Espacial de Kourou.
CULTURA
Os franceses gastam em média 1 075 euros por ano com atividades culturais. As atividades culturais preferidas são: cinema (50%), visitar museus ou monumentos (35%), ver exposições (25%), assistir a espetáculos amadores (20%), teatro (16%), circo (13%), parques temáticos como o Eurodisney (11%), ver shows de rock, de jazz ou de música clássica (9%), e ópera (3%).
AGRICULTURA
De quase 36 % do território francês adequado para a agricultura, 30 % destina-se ao cultivo de cereais, entre os quais o trigo ocupa o 1.º lugar, seguido da cevada e do milho. No sector hortícola, destacam-se a batata e a beterraba açucareira, enquanto o dos frutos oferece maças, perâs e citrinos, entre outros. A vinha é outra das culturas mais importantes e de grande tradição em França: os vinhos, licores e bebidas destiladas gozam de grande prestígio internacional. A criação de animais mais importante é de bovinos, seguida de suínos, ovinos e caprinos, além da avicultura. A silvicultura tem um peso discreto e, no que se refere à pesca, as principais capturas são de bacalhau, pescada, atum, ostras e mariscos
INDUSTRIAS
A França tem importantes recursos minerais: ferro, bauxite, lignite, pirite, chumbo, ouro, urânio, zinco e, em pequenas quantidades, petróleo e gás natural. Cerca de 77 % da energia eléctrica provém de centrais nucleares, 14 % de barragens e a restante de carvão e de fontes alternativas, como a força das marés. Aço, antomóveis, aviões, todo o tipo de equipamento, electrodoméstico, artigos electrónicos, produtos químicos, alimentares, têxteis e o sector da moda são as principais fontes de rendimento da indústria francesa.