terça-feira, 14 de junho de 2011

ITALIA


Vegetação
Quanto à vegetação, antes de tudo, deve-se evidenciar a quase nula ocorrência de incêndio na região, e assim o Parque de Sulcis é uma das reservas de bosques mais preservadas da Sardenha. Prevalecem os bosques de azinheiro, sobreiro, as matas, em particular érica e medronheiro. No subsolo, encontram-se o viburno, samambaias, como a Asplenium onopteris L., o polipódio meridional, esplêndida florescência dos cíclames e numerosas espécies de cogumelos.A vegetação muda de lugar para lugar. No sul e centro predomina a vegetação mediterrânea, nas regiões mais altas do Apeninos a vegetação de altitude e no norte as florestas temperadas (árvores de folhas caducas).Nas clareiras ou nas margens dos bosques mais frescos, se encontram freqüentemente cipós como a clematite Vitalba, conhecida como dedaleira vermelha e espécies farmacêuticas como a erva-cavalinha maro ou erva-gata.

ITALIA


hidrografia
Como o território italiano é estreito e comprido, os seus rios não poderiam ser longos em função da posição das cadeias de montanhas onde nascem, ou seja, são relativamente curtos. O maior rio da Itália, que nasce no Monviso e desemboca no mar Adriático, é o Pó, com 643km. Na sua foz ele forma um delta de cinco braços. O Adige, que nasce ao norte, perto do lago de Resia, é o segundo em extensão, com 408km. O Brenta e o Piave nascem nos Alpes e desembocam no mar Adriático. Essa origem das águas e o solo calcário da maior parte das regiões atravessadas pelos rios italianos propiciam que suas águas sejam muito claras, favorecendo a formação de belas paisagens.Muitos lagos italianos, principalmente próximos aos Alpes na Lombardia, na região norte, são grandes atrações turísticas, recebendo milhares de visitantes todos os anos, especialmente no verão.

ITALIA



Cultura
Itália é um dos países que mais influência teve e tem na cultura europeia e mundial, em todas as áreas da arte e cultura. Enquanto país, não existia antes da unificação das Cidades-Estado. A unificação só se concluiu em 1870. Em função disto, muitas tradições culturais que hoje reconhecemos como italianas são mais associadas a regiões específicas do paísNa atividade científica destacam-se os nomes de Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Fermi, Cassini, Volta, Lagrange, Fibonacci e Marconi.
Da música popular à clássica, a expressão dos sons tem um papel importatíssimo na cultura italiana. A Itália é o local onde nasceu a ópera, por Claudio Monteverd

ITÁLIA

Infraestrutura
As linhas férreas na Itália totalizam 16.627 km, a 17ª maior do mundo, e são operadas pela Ferrovie dello Stato. Trens de alta velocidade incluem os trens classe ETR, dos quais o ETR 500 viaja a 300 km/h.O país tem 27 grandes portos, sendo o maior em Gênova, que também é o segundo maior do Mar Mediterrâneo, depois de Marselha. 2.400 km de hidrovias passam pela Itália.Em 1991, a Treno Alta Velocità SpA foi criada, uma sociedade de propósito específico pertencente à RFI (controlada pela Ferrovie dello Stato) para o planejamento e construção de linhas para trem de alta velocidade ao longo das linhas mais importantes e saturadas da Itália.

ITALIA


Economia
Segundo o PIB, a Itália foi a sétima maior economia do mundo em 2006 e a quarto maior da Europa. Segundo a OCDE, em 2004, a Itália foi a sexta maior exportadora de produtos manufaturados do mundo.Essa economia permanece dividida em um norte industrialmente desenvolvido, dominado por empresas privadas, e um menos desenvolvido e agrícola sul. No Índice de Liberdade Econômica de 2008 o país foi classificado em 64° de 162 países, ou 29° de 41 países europeus, a mais baixa qualificação do UE-15 e atrás de muitos países europeus ex-socialistas. A Itália tem um número menor de corporações multinacionais do que outras economias de mesma dimensão.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ITALIA


Politica

A Constituição italiana de 1948[43] estabeleceu um parlamento bicameral, que é formado por uma Câmara dos Deputados (Camera dei Deputati) e de um Senado (Senato della Repubblica) além de um sistema judiciário; e um sistema executivo composto de um Conselho de Ministros (Consiglio dei ministri), encabeçado pelo primeiro-ministro (Presidente del consiglio dei ministri). O presidente da república (Presidente della Repubblica) tem direito a um mandato de 7 anos. O presidente escolhe o primeiro-ministro, e este propõe os outros ministros, que são aprovados pelo presidente. O Conselho de Ministros precisa ter apoio (fiducia - confiança) de ambas as casas do parlamento.

ITALIA


Religiao

O Catolicismo Romano é de longe a maior religião do país, embora a Igreja Católica não seja mais a religião oficial do estado. 87,8% dos italianos identificam-se catolicos romanos,[33] embora apenas um terço descrevem-se como membros ativos (36,8%). A sede mundial da Igreja Católica Romana situa-se no Vaticano, um Estado religioso independente, encravado em território Italiano, e que tem por representante a figura do Papa. Outros grupos cristãos na Itália incluem mais de 700.000 cristãos ortodoxos,[34] incluindo 470.000 imigrantes,[35] e por volta de 180.000 gregos ortodoxos, 550.000 pentecostais e evangélicos (0,8%) (dos quais 400.000 são membros da Assembleia de Deus da Itália), 235.685 testemunhas de Jeová (0,4%),[36] e 104.000 de outras religiões.

ITALIA


etimologia

Quando a hegemonia etrusca ia chegando a seu ocaso com a expansão dos latinos, os povos do Sul, em particular os oscos, úmbrios e outros povos do centro e Sul da Península Itálica possuíam um numeroso rebanho bovino.

ITALIA


Migraçao e etnicidade

Cerca de 95% da população italiana tem origem na península. Os italianos são descendentes de uma grande quantidade de povos que se estabeleceram na península itálica durante os séculos. Os italianos são uma mistura de povos que já viviam na região, incluindo, dentre vários, os povos latinos (a Oeste), os sabinos (no vale superior do Tibre), os úmbrios (no centro), os samnitas (no Sul), oscanos, entre outros, com os etruscos que se estabeleceram no centro do país, os gregos no Sul e os celtas no Norte

ITALIA


Demografia 

Em Janeiro de 2009, a população italiana passou de 60 milhões,[25] a quarta maior da União Europeia, e a 23ª maior do mundo. A densidade populacional é de 199,3 habitantes por km², o quinto maior da União Europeia, sendo o norte a parte mais densa; um terço do país contém quase a metade da população. Depois da II Guerra Mundial, a Itália passou por um grande crescimento econômico que levou a população rural a mover-se para as cidades, e ao mesmo tempo passou de uma nação caracterizada por massiva emigração a um país receptor de imigrantes.

ITALIA

  Clima

O clima da Itália varia de região para região. O norte da Itália (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima continental, quando ao sul de Florença apresenta o clima mediterrânico, com verões tipicamente secos e ensolarados. O clima das áreas litorâneas da península é muito diferente do interior, particularmente nos meses de inverno. As áreas mais elevadas são frias, úmidas e frequentemente recebem a precipitação de neve. As regiões litorâneas têm um clima mediterrâneo típico com invernos amenos e verões quentes, geralmente secos.No verão a diferença é mais clara, a costa leste não está tão úmida como a costa ocidental, mas no inverno está geralmente mais fria.No verão a diferença é mais clara, a costa leste não está tão úmida como a costa ocidental, mas no inverno está geralmente mais fria.

ITALIA

Geografia

A maior parte da Itália está localizada na Península Itálica, no continente europeu, e onde dois enclaves independentes estão localizados: a República de San Marino e o Vaticano. As ilhas de Sicília, Sardenha e Elba também fazem parte da Itália.A Itália limita-se ao norte com Suíça e com Áustria, a leste com a Eslovénia, com o Mar Adriático (através do qual contacta também com a Croácia, Montenegro, Albânia), e com o Mar Jónico, que a separa da Grécia.O terreno italiano é bastante acidentado, com os Apeninos formando o esqueleto central da península.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ITALIA


relevo

A Itália possui um relevo variado. Tem altas cordilheiras ao norte, com o ponto culminante, o Monte Branco com 4810m. Possui montanhas altas ao longo da panínsula, com os Apeninos que formam o esqueleto da Itália. Também possui planícies, como a do Pó. Dois vulcões ativos existem no país: Etna e VesúvioApeninos
Os Apeninos (em italiano: Appennini) estendem-se por 1000 km do norte ao sul da Itália ao longo da costa leste, formando a coluna dorsal do país. Deram seu nome à península Apenina ou penísnula Itálica, que forma a maior parte da Itália. As montanhas são verdes e arborizadas, apesar de um lado do pico mais elevado, o Corno Grande (2912 m), ser parcialmente coberto pela geleira mais meridional da Europa. As elevações mais a leste, perto do Mar Adriático, são abruptas, enquanto que as do oeste formam uma planície onde se localizam a maior parte das cidades históricas italianas.
  • Gran Sasso
Gran Sasso (em português: pedra grande), é um maciço localizado na região de Abruzos da Itália central. Também é a peça central do parque nacional chamado Parco Nazionale del Gran Sasso e Monti della Laga (estabelecido em 1991). A cidade mais próxima é L'Aquila. O pico mais alto de Gran Sasso é Corno Grande, com 2.912 m de altura.
  • Planície do Rio Pó
É o maior rio italiano, passando por muitas cidades importantes, incluindo Turim, e ainda nas proximidades de Milão – nesta última cidade o rio penetra em uma rede de canais chamados navigli. Perto do fim do seu curso, o rio dá lugar a um grande delta, com centenas de pequenos canais e cinco cursos fluviais principais, chamados Po di Maestra, Po della Pila, Po e Gália Transpadana (ao norte do Pó). Em italiano, o vale é chamado de Pianura Padana.

França


GEOGRAFIA
A França possui uma grande variedade de paisagens, que vão das planícies costeiras do norte e do oeste, onde o país tem litorais no mar do Norte e no oceano Atlântico, às cadeias montanhosas do sul (os Pirenéus) e do sudeste (os Alpes). Esta última cordilheira contém o ponto mais elevado da Europa ocidental: o monte Branco, com 4 810 m.
No centro do país encontram-se outras áreas de altitude, como o Maciço Central, e grandes bacias fluviais, com as do rio Loire, do rio Ródano, do rio Garonne e do rio Sena. A leste localiza-se o maciço dos Vosges.

DEMOGRAFIA
A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), dos quais 62 793 432 habitam a França Metropolitana, com uma densidade de 115 habitantes por quilômetros quadrado, 2 653 942 habitam a França Ultramarina, incluindo uma comunidade de dois mil científicos e investigadores destacados na Antártida.
A população está composta por descendentes de vários grupos étnicos, principalmente de origem celta (mas também ligure e ibero), fundamentalmente gauleses fusionados com a população precedente, que deram à região o nome de Gália (que hoje é a França), que incluía também Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Cronologicamente, foram-se somando outros grupos étnicos: no processo histórico formativo da França atual, são também significativas as populações de origem grega, romana, basca, germânica (principalmente de francos, como também de burgúndios), viking (na Normandia) e, em menor medida, os sarracenos.


VEGETAÇÃO
A vegetação autóctone francesa inclui desde os mugos e líquenes próprios dos Alpes até às espécies mediterrânicas, como a oliveira, a amendoeira e a laranjeira. Quase 30 % do território está coberto por florestas de coníferas e caducifólias, entre as quais se destacam pinheiros, abetos, sobreiros, nogueiras, carvalhos, castanheiros e faias.

CLIMA
O clima, por sua vez, é em geral temperado, embora com grandes contrastes regionais. Nas montanhas, nas terras altas do interior e nas planícies orientais é continental, com precipitações abundantes mas, no sudeste, os Invernos são moderados e os Verões quentes e secos. No planalto surge o vento mistral, que sopra para o Mediterrâneo. No oeste impera o clima atlântico, em particular na Bretanha e na Normandia, com ventos fortes vindos do mar, humidade e névoas.


RELEVO
A paisagem no território francês é variada, há planícies costeiras do norte e do oeste, com litorais no mar do Norte e no Oceano Atlântico, em direção às cadeias montanhosas do sul do país, no sul estão situados os Pirenéus e, no sudeste, os Alpes. Na França, há o monte Branco com 4.810 metros de altura


ECONOMIA
A França tem uma economia mista que combina a iniciativa privada extensa (cerca de 2,5 milhões de empresas registradas) com substanciais (embora em declínio) empresas estatais e intervenção do governo. O governo mantém considerável influência sobre segmentos-chave dos setores de infra-estrutura, com participação majoritária em estradas de ferro, eletricidade, aviões, usinas nucleares e telecomunicações. O país vem relaxando gradualmente o controle sobre estes sectores desde o início dos anos 1990. O governo está lentamente corporatizando o setor estatal e vendendo participações na France Télécom, Air France, assim como ações, seguros e indústrias de defesa.
A França tem uma importante indústria aeroespacial liderada pelo consórcio europeu Airbus e tem o seu próprio espaçoporto nacional, o Centro Espacial de Kourou.

CULTURA
Os franceses gastam em média 1 075 euros por ano com atividades culturais. As atividades culturais preferidas são: cinema (50%), visitar museus ou monumentos (35%), ver exposições (25%), assistir a espetáculos amadores (20%), teatro (16%), circo (13%), parques temáticos como o Eurodisney (11%), ver shows de rock, de jazz ou de música clássica (9%), e ópera (3%).


AGRICULTURA
De quase 36 % do território francês adequado para a agricultura, 30 % destina-se ao cultivo de cereais, entre os quais o trigo ocupa o 1.º lugar, seguido da cevada e do milho. No sector hortícola, destacam-se a batata e a beterraba açucareira, enquanto o dos frutos oferece maças, perâs e citrinos, entre outros. A vinha é outra das culturas mais importantes e de grande tradição em França: os vinhos, licores e bebidas destiladas gozam de grande prestígio internacional. A criação de animais mais importante é de bovinos, seguida de suínos, ovinos e caprinos, além da avicultura. A silvicultura tem um peso discreto e, no que se refere à pesca, as principais capturas são de bacalhau, pescada, atum, ostras e mariscos


INDUSTRIAS
A França tem importantes recursos minerais: ferro, bauxite, lignite, pirite, chumbo, ouro, urânio, zinco e, em pequenas quantidades, petróleo e gás natural. Cerca de 77 % da energia eléctrica provém de centrais nucleares, 14 % de barragens e a restante de carvão e de fontes alternativas, como a força das marés. Aço, antomóveis, aviões, todo o tipo de equipamento, electrodoméstico, artigos electrónicos, produtos químicos, alimentares, têxteis e o sector da moda são as principais fontes de rendimento da indústria francesa.

Formação da Itália


Formação da Itália
Pensar a Itália enquanto "nação" sempre foi uma grande dificuldade para os estudantes e mesmo pensa-la como território foi sempre impossível, pois desde o final do Império Romano a região foi ocupada por vários povos e gradualmente submetida ao poder político e religioso que, ora estivem unidos, ora em conflito. A unidade territorial e nacional somente será obtida no século XIX, sendo que do ponto de vista geográfico, a região passou por várias transformações.Parte dessas transformações entre os séculos XIII e XV Por um lado, as disputas internas ainda existiam, tanto na região norte, na medida em que muitas cidades procuravam expandir sua influência sobre outras; como na região sul, onde uma guerra de décadas iria determinar a divisão da região em 1302 pela Paz de Caltabellotta, segundo a qual a dinastia de Anjou ficaria com o Mezzogiorno, com a denominação de Reino da Sicilia, enquanto que os Aragão ficariam com o Reino da Trinácia (Ilha da Sicília).Mesmo na região norte os conflitos políticos eram contantes, caracterizados principalmente pelas tentativas de cidades maiores submeterem as menores. Florença e Genova já cunhavam suas próprias moedas de ouro e o desenvolvimento das cidades estava associado ao comércio, principalmente pelo Mar Mediterrâneo; durante esse período várias cidades italianas conheceram grande desenvolvimento da produção cultural.
Em 1454, foi assinada a Paz de Lodi, garantindo algumas décadas de estabilidade à Itália.

ITÁLIA


historia
A Itália é um país da Europa meridional que faz fronteira ao norte com França, Suíça, Áustria e Eslovênia, cujo território principal forma uma península no mar Mediterrâneo e inclui duas grandes ilhas, a Sicília e a Sardenha. Sofreu, historicamente, a influência de etruscos, gregos e celtas antes de ser unificada em 262 a.C. pelo domínio romano. Roma continua a ser a capital da Itália até hoje. O nome Itália vêm da Roma antiga. Os romanos chamavam de Itália o sul da península Itálica ou Apenina, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos".